Loucos por Acampamentos, road trips e mochilões

quinta-feira, 1 de março de 2018

Camping - Serra do Cipó/Cachoeira do Tabuleiro/Lapinha da Serra - MG

Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro e Lapinha da Serra foram os lugares que escolhemos para, não só finalizar 2017 e começar 2018, mas para realizar o acampamento com a maior quantidade de dias até então, seis dias no total.

Esse moço diz que tem carteira.
Partimos de Pedralva - MG rumo ao distrito de Serra do Cipó nas proximidades da cidade de Santana do Riacho. Saímos cedo no dia 27 de Dezembro, pois teríamos 550 Km pela frente. Após 10 horas de viagem, nosso ponto de parada foi o Camping Grande Pedreira (R$ 20,00 dia/pessoa).

Camping Grande Pedreira
Montamos acampamento e planejamos os próximos dias. Nossos objetivos principais eram: conhecer a cachoeira do tabuleiro, o Parque Nacional da Serra do Cipó e o distrito de Lapinha da Serra.

Primeiramente fomos à cachoeira do Tabuleiro na cidade de Conceição do Mato Dentro, distante 65 Km do camping em que estávamos. Combinamos porém de conhecer as atrações que surgissem pelo caminho. A primeira que surgiu em nosso caminho, logo no início da MG10, foi a Trilha dos Escravos. Passeio gratuito que nos levou ao topo da cachoeira Véu da Noiva (para conhecê-la pela parte de baixo é cobrado R$ 40,00 pelo day use).

Poço na Trilha dos Escravos
 Essa trilha nos levou em um poço para banho mais acima com uma água clara e super gostosa.

Posteriormente seguimos pela MG10 e paramos para conhecer o Juquinha, protetor da Serra do Cipó.

Juquinha - Guardião da Serra do Cipó
Chegando em Conceição do Mato Dentro
Partimos para conhecer a Cachoeira do Tabuleiro, porém chegamos 14h30min e nossos planos foram por água (de cachoeira) abaixo. Na entrada do parque fomos informados que para ir até o poço da Tabuleiro era necessário começar a trilha às 14h, pois eram duas horas de caminhada. Obrigatoriamente às 16h é necessário voltar, pois o parque fecha às 18h.

Voltamos para o vilarejo de Tabuleiro e montamos nosso acampamento no camping Tabuleiro (R$ 15,00 dia/pessoa). Estrutura ótima, segura e o senhor que nos atendeu foi muito atencioso. Deixamos nossas tralhas e fomos conhecer o Poço do Vau distante cinco minutos de caminhada. Nadamos, curtimos o fim de tarde e voltamos para o camping.
Camping Tabuleiro
No dia seguinte fomos enfim conhecer a cachoeira do Tabuleiro. A entrada custava R$ 10,00  e fomos um dos primeiros grupos na trilha. A trilha é bem sinalizada e há escadas para descer até o leito do rio.
Caminho
Após a descida das escada a caminhada se dá pelas pedras no rio. Depois dessa caminha você chega aqui:
Cachoeira do Tabuleiro
A cachoeira tem uma queda de 273 metros e o poço uma profundidade de mais de 20 metros. Ficamos esse dia nesse lugar maravilhoso. Voltamos de tardezinha para o camping, pois no próximo dia continuaríamos nossa trip.

Entrada do Parque
Na manhã do quarto dia nosso objetivo era chegar em Lapinha da Serra, mas antes disso voltamos pela MG10 e fomos conhecer um pouco do Parque Nacional da Serra do Cipó. O Cardápio de atrativos do parque é extenso, mas fizemos a opção de conhecer a cachoeira da Farofa (acesso pela Portaria Areias). São 8 quilômetros que podem ser percorridos à pé  ou de bike (aluguel na portaria R$ 40,00).

Rumo à cachoeira da Farofa
Optamos pela caminhada para apreciar a paisagem. A cachoeira é linda e a água é muito fria.

Cachoeira da Farofa
No fim da tarde voltamos pela estrada e partimos para Lapinha da Serra. O camping escolhido para passar a virada foi o Bromélias. Superlotaram o camping e faltou água para o banho. Tirando esse imprevisto, Lapinha é o paraíso. Na manhã do quinto dia fomos conhecer a cachoeira do Lajeado (gratuita), porém não havia queda, pois estava em tempos de seca na região. Uma caminhada de 6 km.

Cachoeira do Lajeado
Voltamos para o camping e passamos a noite. Há muitos passeios e decidimos que no próximo dia iríamos atravessar o lago/represa de Lapinha para conhecer as pinturas rupestres de 7 mil anos atrás. Conversamos com seu Luis (basta procurar a casa dele no centro) e ele nos levou para esse passeio (R$ 15,00 por pessoa).
Lagoa de Lapinha
Atravessar o lago já foi uma aventura e tanto. A paisagem é exuberante. As pinturas rupestres nos dão uma noção dos nossos antepassados e como eles viviam naquela região.
Pintura Rupestre
No fim do passeio nadamos no lago.
Caboclos e caboclas
Voltamos para o camping e nos preparamos para partir. Nesses dias em que ficamos lá, Lapinha estava cheia de turistas. Ouvia-se na pracinha central, cheia de barezinhos, músicas de todos os estilo.

Região recheada de campings e atrativos naturais. Vale a pena conhecer? Com certeza!