Loucos por Acampamentos, road trips e mochilões

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Camping Selvagem - Luminárias - MG


Days like these, lead to

Nights like this, lead to
Love like ours
You light the spark in my bonfire heart
People like us, we don't
Need that much
Just some-one that starts
Starts the spark in our bonfire hearts
Bonfire Heart - James Blunt

Em Abril de 2016 fomos (eu e um grupo de 12 amigos) à Luminárias em Minas Gerais. Uma cidade nos caminhos da Estrada Real. Fiz meu primeiro camping selvagem. Escolhemos a cachoeira do Mandembe para tal. A cachoeira fica a 10 Km da cidade e as estradas de terra estão em bom estado, porém são íngremes. Em épocas de chuva talvez se torne complicada a ida.  




Área do camping

 Chegamos na ponte sobre o rio Mandembe. Nesse momento existiam duas possibilidades: Acampar na queda da cachoeira do Mandembe (fica na parte de cima da estrada) ou acampar na cachoeira (abaixo da ponte). Decidimos acampar na parte de baixo por percebermos que o banco de areia era maior e havia algumas árvores que possibilitariam montar as barracas em suas sombras. 

Cachoeira abaixo da ponte

Por ser um camping selvagem ficamos próximos à cachoeira e ao poço para tomarmos banho. Nos certificamos de que não ia chover e ficamos de olho no nível do rio, pois estávamos muito próximos da água.
Cachoeira do Mandembe

Acampamos por dois dias nesse lindo lugar. No primeiro dia ficamos na queda abaixo da ponte e percorremos o leito até a confluência com outro rio. No segundo dia fomos conhecer a cachoeira do Mandembe. Há um poço fundo e é possível pular das pedras (foto acima). Água gelada, super gostosa e o dia estava ultra quente. 

Economizamos com área de camping e foi uma experiência muito bacana, basta apenas tomar os devidos cuidados e se informar sobre o lugar.  

Para esquentar a noite fria

5 comentários:

  1. Muito bom! Esse Everaldo é o Gordophoda?

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que é proibido acampar neste local, bem como acender fogueiras e churrasqueiras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos. Como está?

      Obrigado pela consideração. Sempre tomamos o cuidado de acampar em locais permitidos. Nesse acampamento não identificamos placas de proibição, nem cercas indicando propriedade privada. Quando chegamos ao local outras pessoas estavam acampando também. De todo modo, obrigado pela dica.

      Excluir
  3. Como chego nesse lugar ? Alguma referência.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da ideia .. só indique como chegar

    ResponderExcluir