Loucos por Acampamentos, road trips e mochilões

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Camping do Noel - São Thomé das Letras - MG


Saí de caminhada
Pelas estradas,
Caminhando a pé
Pedindo carona
Violão na costa
Eu vim pra São Thomé
Ventania - Cogumelos Azuis

Vista no caminho que leva a Pirâmide de Pedra


Finalzinho de 2015. Depois de ter conhecido a linda cidade histórica de Tiradentes no meio do ano, optamos por conhecer São Thomé das Letras, outra pequena cidade do sul de Minas Gerais. 

Na "Cidade Mística" como também é conhecida, ficamos 3 dias no Camping do Noel. O Camping, a meu ver, é bem organizado, dispõe de diversos banheiros, uma cozinha comunitária e espaço para churrasco e fogueira. Situa-se perto de diversas cachoeiras (entre 600 metros a 6 Km).


Barracas montadas na área do Camping
No primeiro dia fomos conhecer a cidade e ver o pôr do sol da Pirâmide de Pedra. A cidade é pequena, mas com muitas lojinhas que vendem artesanatos dos moradores. Há também várias lojinhas com diversos tipos de cachaça. Recomendo provar a cachaça de banana, uma delícia.


Pirâmide de Pedra

Da Pirâmide de Pedra a paisagem é muito bacana e é possível ver bem distante. O lugar é mágico e é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

No segundo dia fomos conhecer dois poços: das Esmeraldas e o Verde. Esses dois poços ficam cerca de 15 Km de São Thomé, sentido Sobradinho. As estradas de terra para chegar até os poços, em sua grande parte, estão em bom estado de conservação.
Poço das Esmeraldas (esq.) e Poço Verde (dir.)

O poço das Esmeraldas é menor e chega-se até ele com o próprio veículo. Há pontos do poço que batem nos ombros, assim é possível entrar para os que, como eu, não sabem nadar. Os peixes mordem os pés, cuidado hehehe.

Pelas fotos que havíamos visto na internet antes da viagem, pensávamos que o poço era maior, mas muitos endereços na internet fazem confusão entre o poço das Esmeraldas e o poço Verde. Fomos a procura do poço Verde, que é o maior. 

Seguimos uma trilha saindo do poço das Esmeraldas e caminhamos cerca de 20 minutos até encontrarmos o poço Verde. (obs. Não siga as setas vermelhas na trilha, no primeiro sinal vermelho que tiver, não siga, suba a trilha).

Como esse poço fica mais longe e é acessível apenas de moto ou a pé, não havia ninguém nadando. Muito lindo e muito grande. Nadamos e quando começou a armar uma chuva voltamos. Esses dois lugares valeram muito a pena conhecer.

No terceiro dia fomos conhecer algumas cachoeiras. A primeira que conhecemos foi a Cachoeira Véu de Noiva, fica a mais ou menos 6 Km do Camping. Como nos dias anteriores havia chovido, a cachoeira estava cheia e linda. Bom lugar para banho e alguns amigos mais corajosos pularam da pedra acima da cachoeira. 
Cachoeira Véu de Noiva

Bem próxima a Véu de Noiva está a Cachoeira Paraíso. Mais larga, com um local para banho não tão fundo. Passamos algum tempo sentado na prainha de areia em frente a cachoeira.


Cachoeira Paraíso

Posteriormente fomos conhecer a Cachoeira do Flávio. Igualmente linda, com quedas que possibilitam sentir o peso da água massageando as costas.


Cachoeira do Flávio
Três dias intensos, mas que fazem valer cada minuto. Outro lugar de Minas para "dar aquela energizada". 

Um comentário:

  1. São Thomé é meio feio no começo, mas do alto da pirâmide é sensacional!muito bonito mesmo

    ResponderExcluir