Loucos por Acampamentos, road trips e mochilões

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Camping no Complexo da Zilda - Carrancas - MG


O começo da Caminhada para chegar no Complexo da Zilda
Carrancas é uma pequena cidade no sul de Minas Gerais conhecida pelas suas cachoeiras. Esse acampamento aconteceu em 2012 e o ponto de partida foi a cidade de Lavras-MG. Fui com um grupo de amigos e para chegar até a cidade optamos por um ônibus. A paisagem até Carrancas é linda, com direito a um trecho de serra. No seu cume é possível ver distante e apreciar algumas montanhas mineiras.

Chegamos na cidade e fomos pedir informação sobre qual seria o caminho a seguir para o Complexo da Zilda. Iríamos a pé e uma das primeiras pessoas que paramos para perguntar já nos disse: "é longe". Mesmo assim, pegamos as informações e partimos. 

Levamos muitas coisas e a inexperiência sobre acampamentos nos fez levar mais coisas dos que as que necessitaríamos para os 3 dias e 2 noites que passaríamos acampando. 

A caminhada teve inicio no meio da tarde e quando começou a escurecer estávamos no meio do caminho. Nos disseram que andaríamos 12 km para chegar, mas com a quantidade de coisas nas mochilas e nas mãos  esses quilômetros se multiplicaram. Dica: Peça carona para os carros que passam, pois muitos vão para o complexo.

Chegamos a noite e encontramos o acampamento. Custou 10 reais a noite por pessoa. O acampamento fica perto de "um escorregador". Para quem não está acampando no local é cobrada uma taxa para poder entrar na propriedade onde se encontra o escorregador. 

Escorregador do complexo da Zilda

Montamos as barracas e organizamos as coisas pela luz de lanternas. Outra vez a inexperiência pesou. As lanternas não eram boas e a visualização a noite foi comprometida. Mas o céu, o céu... Inexplicável. 

A estrutura do camping não é das melhores, há banheiro, mas na época a água era fria. Como montamos as barracas a noite, foi difícil encontrar um lugar que fosse plano. 


Barracas e acampamento organizado pela manhã

No dia seguinte fomos conhecer o local. Fomos então conhecer a famosa Cachoeira da Zilda. No caminho atravessamos um rio e fizemos uma boa parte da caminhada ao lado de outro riacho, com águas límpidas.

A cachoeira tem uma queda d'água impressionante. Na época que estávamos lá, a chuva dos dias anteriores fizera com que a queda d'água fosse maior. Algumas partes perto da queda são fundas, mas outras são boas para quem, como eu, não sabe nadar. Para os aventureiros há a possibilidade de pular de cima da cachoeira.

Cachoeira da Zilda - "São caudalosas as correntes, que regam céus, infernos e regam gentes" - Água viva - Rauzito
Essa cachoeira é uma das mais famosas de Minas e figura em diversas listas que recomendam as mais lindas cachoeiras do estado. Lembram daquela novela "Império" e uma cena em que o comendador casa com a novinha ao lado de uma cachoeira em um lugar paradisíaco? É a Zilda.

Lugar imperdível e, para os viajantes experientes, é um ótimo lugar para conhecer e para os novos viajantes é um bom lugar para começar, pois esse paraíso motivará a fazer outras viagens e acampamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário