Loucos por Acampamentos, road trips e mochilões

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Camping da Ponte - Carrancas - MG (Parte 2)


A segunda vez no Camping da Ponte - Cachoeira da Moinho

Voltei. Tive que voltar para o Camping da Ponte e suas redondezas em Carrancas no começo de 2015. Da primeira vez estava frio e não foi possível curtir o lugar como gostaria. Dessa vez, fui com um grupo de amigos e ficamos duas noites no acampamento. 


Cachoeira do Moinho
No primeiro dia, saindo pela trilha a direita do Camping da Ponte, fomos nadar na Cachoeira do Moinho. O poço não é muito fundo e a água é super gostosa. Ficamos nesse lugar uma tarde toda. A cachoeira é pequena, mas ficar embaixo de sua queda d'água é incrivelmente relaxante. 

No dia seguinte, fomos conhecer o complexo do Coração. Saindo pela trilha a esquerda do Camping (atravessando a rodovia na qual se chega à cidade), caminhamos uns dois quilômetros para chegar na entrada da propriedade onde está localizado o complexo.

Em alguns momentos há uma pessoa na entrada da propriedade que cobra R$ 5,00 pelo acesso. Nesse dia não havia ninguém, assim entramos sem precisar pagar.

Depois que entramos na propriedade, nossa primeira parada foi a Gruta da Toca. Foi a primeira gruta que conheci na vida. 

Gruta da Toca - Complexo do Coração
Para caminhar dentro da gruta vale lembrar que um sapato que possa molhar é aconselhável, eu fui de chinelo (hehehe). Uma lanterna também é importante, pois depois de uns 30 metros tudo fica escuro. Tomar cuidado com os locais onde se pisa e coloca as mãos, pois há muitos moradores ali que não querem ser incomodados.

Caminhamos dentro da gruta por uns 150 metros e encontramos alguns desses moradores. Uma família de morcegos. Estavam pendurados no teto da gruta e quando colocamos as luzes das lanternas na direção deles, ficaram incomodados. Não prosseguimos com a caminhada dentro da gruta, alguns amigos disseram que é possível sair pelo outro lado. Voltamos e fomos para o Coração.


Poço do Coração
Há indicações na trilha para chegar ao Coração. Na chegada há um poço legal para nadar. Ele é profundo, o pessoal pulou da pedra acima do poço (possível de se ver ao fundo na foto acima) e de um local mais alto do lado esquerdo do poço. 

Seguindo o fluxo do córrego, chega-se ao coração. O nome já diz muito sobre o seu formato. No poço de baixo do coração (é possível vê-lo pela foto) é possível entrar, a água bate nos ombros. 

Complexo do Coração - Carrancas

O legal desse lugar é que há uma passagem entre o posso de baixo e o coração. Como não sei nadar não fui (o coração é fundo, dizem), mas uma amiga pulou no Coração e saiu dele pelo túnel submerso chegando ao poço de baixo. É bom certificar-se que a passagem não está obstruída por troncos e galhos. 

Poço abaixo do Coração

Enfim, voltamos ao acampamento para curtir o fim de tarde nesse local maravilhoso. Essa foi a segunda ida ao Camping da Ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário